A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou, nessa terça-feira (30), a entrega de alimentos a cinco cozinhas comunitárias por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) voltado para o projeto Cozinha Solidária. A solenidade foi realizada na sede do Movimento pela Paz na Periferia – MP3, localizada no bairro São Pedro, zona sul de Teresina.
Com o investimento de R$ 1,23 milhão, o programa é desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) do governo federal, e executado pela SAF.
A secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, detalha que são mais de duas toneladas de alimentos que serão entregues para as entidades beneficiadas.
“Estamos aqui para mais uma entrega do Cozinha Solidária, na sede doMP3, entregando uma diversidade de alimentos como peixe, verduras, raízes, macaxeira e cheiro verde. São mais de três toneladas de alimentos que estão sendo entregues para cinco entidades que estão participando,” citou.
O Movimento Pela Paz na Periferia - MP3 é uma instituição voltada à defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens, sobretudo àqueles em situação de vulnerabilidade social. A presidenta do MP3, Franciana Moura, falou da importância desse auxílio na alimentação das pessoas que participam do projeto.
“Hoje nós estamos recebendo essa doação de alimentos, é muito gratificante para a gente, para nós atendermos os nossos projetos. No dia 1º de agosto estamos completando 20 anos, é um grande presente, vai ser de grande valia para fazermos as refeições dos nossos alunos e pessoas com vulnerabilidade econômica e social”, disse.
Essa entrega do Programa Cozinhas Solidárias atenderá as seguintes Cozinhas no município de Teresina: Cozinhando Com Mais Amor; Cozinha Dandara Dulce dos Pobres;Cozinha Coopcata 3RS; Cozinha Esperança Garcia; e Cozinha Centro da Juventude Santa Cabrini. Será composta por 17 itens, totalizando 2,6 toneladas de alimentos.
A assessora técnica da Cozinha Solidária Coopcata, Luciana Fontes, fala da importância dessa entrega para a cooperativa de catadores e catadoras da região norte de Teresina.
“Os produtos são de suma importância para as famílias, na sua maioria liderada por mulheres, são mães de família, grande parte são mães solos e também idosas.Todas as famílias daquela região sofrem com o processo de insegurança alimentar. O programa para eles traz uma segurança alimentar maior,” pontuou.
Para essa etapa, o MDS destinou ao Piauí recursos da ordem de R$1,23 milhão. A meta é adquirir cerca de 215 toneladas de produtos da agricultura familiar de 153 produtores e produtoras, e destinar para as cozinhas credenciadas pela SAF/MDS, em articulação com a Sasc e o Consea-PI, beneficiando cerca de 15 mil famílias com o fornecimento de alimentação pelas Cozinhas.
Programa Cozinhas Solidárias:
Cozinhas Solidárias são equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, que também desenvolvem atividades de inclusão social produtiva, fortalecimento da ação coletiva e identidade comunitária e ações de educação alimentar e nutricional. Em outra linha, a estratégia do Programa é reforçar o apoio à comercialização pelos produtores e produtoras familiares que irão vender os produtos, injetando renda no orçamento familiar. Os públicos prioritários são mulheres, jovens e povos originários e de comunidades tradicionais.
Mín. 22° Máx. 41°