O monitoramento diário realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semarh) observou, no início deste mês de agosto, mais de 130 focos de incêndios em todo o estado do Piauí, principalmente na região sul. Os municípios de Eliseu Martins, Uruçuí e Canto do Buriti são os mais atingidos pelo fogo.
O gerente de Fiscalização da Semarh, Shandallye Andes Araújo, informou que os municípios estão sendo orientados a ficarem de prontidão com as brigadas. Outra medida é o pedido aos brigadistas capacitados em cursos realizados pela Semarh e Corpo de Bombeiros para acompanharem as queimadas controladas até sua extinção.
Segundo Shandallye Araújo, os agricultores que precisam preparar a terra para o plantio fazendo queimadas na roça são orientados a fazerem este serviço sempre no início da noite, horário que os ventos diminuem, isto é para o fogo não sair do controle. Ele destacou que esta ação precisa ser acompanhada pela brigada florestal local.
Araújo disse que a Semarh realiza palestras de educação preventiva nas escolas, envolvendo sindicatos rurais e comunidades. A capacitação de brigadistas tem sido outra marca da Semarh para o combate a incêndios florestais no estado. Pelo menos 650 brigadistas foram capacitados nos municípios piauienses no período de março de 2023 a agosto de 2024.
"Além disso, estamos entregando equipamentos às brigadas com materiais de combate a incêndios e também EPIs. No próximo dia 21 agosto, em Aroazes, serão entregues esses materiais às brigadas do Vale do Sambito e Médio Parnaíba", finalizou Shandallye Araújo.
Mín. 22° Máx. 41°