A Polícia Militar do Piauí realizou, nesta quinta-feira (03), o envio das tropas que irão reforçar a segurança nos 3.560 pontos de votação existentes no estado. Cerca de 6.500 policiais militares foram mobilizados para o pleito deste ano e parte deles já se deslocaram em direção aos respectivos municípios em que irão atuar, visando promover harmonia e tranquilidade durante as eleições municipais que ocorrem no próximo domingo (6).
O comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, enfatiza que os policiais foram preparados com bastante antecedência e que eles estão prontos para contribuir com a segurança dos eleitores em todos os municípios piauienses.
“Hoje, acompanhamos o embarque do nosso efetivo, uma parte já havia sido deslocada para as cidades que necessitavam da presença do reforço da Polícia Militar. Todos foram devidamente treinados para fazer parte desta operação que é considerada a maior da Polícia Militar neste ano. Solicitamos a colaboração de todos os cidadãos para que exerçam, com tranquilidade, o seu voto. A nossa tropa está pronta para garantir a ordem durante o processo eleitoral”, ressalta Scheiwann Lopes.
O chefe do Departamento Geral de Operações da PMPI, coronel Jacks Galvão, adianta que a fiscalização no que diz respeito ao cumprimento da Lei Seca será intensificada em todas as cidades piauienses.
“Cumprindo a portaria da Secretaria da Segurança, vamos fiscalizar a compra e a venda de bebida alcoólica, em Teresina, e em Parnaíba, a partir de meia-noite do sábado até as 18h do domingo e nas demais cidades, a partir das 18h do sábado se estendendo até as 18h do domingo. Isso visa realmente uma maior conscientização do eleitor. Então, vamos fiscalizar e pedir à população para respeitar a lei seca, pois estaremos atentos e vigilantes para que o eleitor possa exercer o seu direito de voto com segurança, tranquilidade e que tenhamos um pleito em harmonia”, pontua Galvão.
Além disso, para a tomada de decisões e monitoramento das zonas eleitorais, representantes de todas as forças de segurança estarão reunidos, durante todo o domingo (6), em um Centro Integrado no Quartel do Comando-Geral da PM.
“O Centro Integrado funcionará, a partir das 7h, para avaliar as situações que forem surgindo. Aqui, reunidos, teremos uma possibilidade maior de avaliar cada situação e tomar as decisões conforme as determinações da Secretaria da Segurança. O centro vai funcionar, a partir das 7h30 da manhã do domingo até o término da apuração dos votos. Nós iremos avaliar o andamento das eleições, que certamente será um momento de tranquilidade, porque o nosso povo é muito pacífico”, completa o coronel Jacks Galvão.
1 / 11
Mín. 21° Máx. 40°