Terça, 29 de Abril de 2025
23°C 33°C
Teresina, PI
Publicidade

“Recursos para hidrovia do rio Parnaíba estão garantidos”, afirma Rafael Fonteles

O projeto de navegabilidade do rio Parnaíba deverá avançar em breve. O governador Rafael Fonteles confirmou, nesta terça-feira (18), que os recurso...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
18/03/2025 às 19h00
“Recursos para hidrovia do rio Parnaíba estão garantidos”, afirma Rafael Fonteles
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O projeto de navegabilidade do rio Parnaíba deverá avançar em breve. O governador Rafael Fonteles confirmou, nesta terça-feira (18), que os recursos para execução das obras estão garantidos e o Governo do Estado aguarda que o Ministério de Portos e Aeroportos faça a delegação das intervenções ao Piauí. A revitalização e navegabilidade do rio vão beneficiar todos os municípios da Bacia Hidrográfica do Parnaíba.

As intervenções no rio permitirão a concretização da hidrovia e da integração com outros modais, com a finalidade de alavancar o transporte de cargas pelas águas que cortam o Estado. “Os estudos estão concluídos. Em breve vamos ver as obras acontecendo da hidrovia do Parnaíba”, afirmou Rafael Fonteles.

Delegação e recursos

Para que o Piauí possa fazer as intervenções necessárias no leito do rio, é necessário que o Ministério de Portos e Aeroportos conceda a permissão, já que o rio é um bem da União e ele divide dois estados. Segundo o governador, essa é a próxima etapa a ser vencida. Os recursos para o investimento, na ordem de R$ 1 bilhão, estão garantidos.

“A delegação será dada ao Piauí. Estamos aguardando apenas a liberação. O recurso é um passivo da Eletrobras, que foi garantido no momento da privatização do sistema elétrico. Portanto, esse recurso já está assegurado e devidamente autorizado pelo presidente Lula”, afirmou o governador.

Intermodal

O projeto aprovado garante a navegabilidade do rio Parnaíba e toda a revitalização da base hidrográfica dos mais de 200 municípios que estão interligados pelo rio. A ideia do Governo do Estado é viabilizar o transporte intermodal, de forma que seja possível transportar grãos do sudoeste até o Porto de Luís Correia, por meio de três modais: hidrovia, rodovia e ferrovia.

Ainda em abril do ano passado, o governador Rafael Fonteles apresentou os projetos de viabilidade econômico do intermodal a representantes e técnicos dos ministérios dos Transportes; dos Portos e Aeroportos; Integração e Desenvolvimento Regional; Casa Civil; além de agências nacionais de transporte terrestre e hidroviário.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias